sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

budismo simples

Creio que de todas as religiões o budismo é a que tem a mensagem mais simples. Tão simples, mas tão simples, que é difícil de praticar. Tão simples que os povos tiveram que cobrí-la de rituais e mantras e recitações complicadas para torná-la mais fácil de praticar.

Por que é mais fácil decorar milhões de sutras, cantar inumeráveis mantras, decorar nomes longos e estranhos, dançar as coreografias mais complicadas com as roupas mais coloridas, do que nos atermos à sua mensagem pura e simples.

Tanto é mais fácil que o próprio Buda jamais praticou essas coisas. Sua única prática exterior era a meditação. Sentar, caminhar, olhar, comer, beber, tomar banho, tudo era impregnado pela sua presença consciente. E essa presença consciente brilhava com fulgor onde quer que ele fosse.

Isso é o que chamamos de viver plenamente o presente. Viver o presente com tanta liberdade que tudo se torna motivo de felicidade.E fazer isso era tão impressionante e maravilhoso que os ricos abandonavam suas riquezas para se tornar seus seguidores. E os pobres, por sua vez, abandonavam sua pobreza para ser seus seguidores.

Mesmo o Buda penou bastante para realizar essa descoberta. E quando a fez ficou impressionado com a sua própria cegueira.

0 comentários: